TAO-OF-TOUCH
Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch Tao Of Touch

Shiatsu

Áreas de aplicação do Shiatsu
Como se pratica o Shiatsu
O especial do Shiatsu
Zen-Shiatsu

Shiatsu é uma massagem terapêutica originada no Japão e tem suas bases estabelecidas na medicina tradicional chinesa. Através dela, energias do próprio corpo (conhecidas, entre outros termos, como Ki ou Chi) são ativadas e bloqueios dissolvidos.

De forma sensível e intuitiva, o procedimento envolve a massagem dos meridianos (vias de percurso de energia, nas quais se situam também os pontos da acupuntura) com as mãos, o polegar, o cotovelo ou o joelho. Existem 12 meridianos principais, cada um deles relacionado a um órgão, uma parte do corpo, uma emoção, um aspecto mental, um sabor, uma cor e assim por diante.

Da mesma forma, são utilizadas técnicas de expansão e relaxamento.
Apesar de a musculatura não estar sendo “massageada”, o Shiatsu produz resultado eficaz em casos de tensão muscular.
O contato, a pressão ou – como se denomina exatamente no Shiatsu – o afundamento varia de suave a forte, a depender do que o corpo sinaliza. Isso caracteriza a qualidade distintiva do toque próprio do Shiatsu. Um toque que é intenso e profundo e que produz efeito no plano físico e mental. Nosso sistema senso-motor se utiliza desse contato profundo para se reorganizar. Trata-se de um fenômeno ainda não explicado pela ciência.

O objetivo do tratamento é trazer relaxamento e bem-estar. O corpo consegue desdobrar melhor suas forças de auto regulação dentro de um estado de repouso e relaxamento – seu próprio corpo carrega em si o conhecimento acerca de qual é o seu estado mais saudável.

Nós, seres humanos, temos três fontes de energia: a respiração, o alimento e o que se denomina rins-Ki ( nossa energia vital básica). Desta forma o Shiatsu é entendido como elemento de um processo de cura que deveria estar no contexto de um conceito harmônico de estilo de vida, o qual é composto de alimentação saudável (alimentos integrais, muitas frutas e verduras, pouca albumina e gordura animal), exercícios físicos adequados (esporte, yoga e outros) e período suficiente de repouso (sono). Além disso, inclui-se também um local de trabalho satisfatório, uma vida social ativa e espaço para os interesses pessoais.


Áreas de aplicação do Shiatsu

Nas terapias asiáticas situam-se em primeiro plano a prevenção e o aumento da vitalidade e da alegria de viver. Uma doença se trata em seu princípio, ainda antes da sua manifestação física. Isso seria o ideal. Contudo, todos nós carregamos nossas dificuldades ou doenças conosco. O Shiatsu pode ser empregado a priori em todos os tipos de problemas.

O Shiatsu tem sido aplicado: em problemas do aparelho locomotor (p.ex. dores na coluna, problemas nas juntas), na promoção de processos de cura, no alívio de dores, estados dolorosos indefinidos (p.ex. enxaqueca), doenças psíquicas (p.ex. depressão, distúrbios do sono), sintomas relacionados ao estresse (p.ex. esgotamento). É também utilizado simplesmente em prol do bem-estar e do autoconhecimento.

O autoconhecimento, a observação dos próprios processos no plano físico, psíquico e emocional é um aspecto central do processo da cura.

Corpo, mente e alma são considerados uma unidade inseparável. Doenças e dores não são vistas simplesmente como disfunção localizada ou doença particular de um órgão. Muito mais do que isso, elas expressam um momento individual da vida de um ser humano em conjunto com seus pensamentos e sentimentos. Assim, o Shiatsu quer convidar você a sensibilizar sua percepção do corpo, e de seu ser como um todo, e com isso recolocar em suas mãos os cuidados para com a sua própria saúde.

O Shiatsu se harmoniza muito bem com outros métodos de cura e pode apoiar tratamentos medicinais. Nesse sentido, importa ressaltar que eu ofereço massagens e não um substituto para um tratamento medicinal necessário.

Por exemplo, nos cuidados em torno de uma cirurgia e na reabilitação depois de uma lesão ou no pós-operatório. Em momentos de cargas psíquicas e crises da vida ou em casos de distúrbios pós-traumáticos, o Shiatsu pode complementar de forma muito eficiente um tratamento com terapias psicológicas. Nas terapias contra a dor e também, por exemplo, em casos de doenças reumáticas, o Shiatsu pode ser um elemento importante dentro de um conceito de tratamento abrangente. O Shiatsu pode diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia no tratamento do câncer e ajudar na superação do medo. O Shiatsu é muito eficaz em casos de esgotamento, dor de cabeça, distúrbios do sono, problemas com a menstruação, dores do estômago e outros.

Uma vantagem do Shiatsu é que partes doloridas do corpo, que não podem ser tocadas diretamente, podem ser alcançadas indiretamente através dos meridianos.

Um dos efeitos principais do Shiatsu é a ativação do sistema parassimpático [temos um sistema nervoso somático (simpático) com o qual dirigimos as atividades concientes e o sistema nervoso vegetativo (parassimpático), o qual governa os processos autônomos como a respiração e a digestão, mas que também serve para a regeneração e a construção de reservas de energia).

Experimentamos isso na forma de calma profunda e relaxamento. Especialmente considerando que o estresse é o fator que mais nos adoece em nossa sociedade, a utilidade do Shiatsu torna-se evidente.



Como se pratica o Shiatsu

O Shiatsu é praticado em posição deitada numa superfície firme e confortável sobre o chão; por exemplo, num “Futon”. O mesmo não é praticado sobre uma mesa de massagem, mas num local com muito espaço em volta de si e com o sentimento de uma base segura sobre o chão.

Durante a massagem a pessoa permanece vestida (confortavelmente). Por conseguinte, massageia-se sem o uso de óleo.



O especial do Shiatsu

As técnicas da massagem e os movimentos surgem a partir do centro do corpo, na barriga (em japonês: Hara), como também se dá, por exemplo, em todas as artes marciais. Dessa forma surge um contato imediato, profundo e sempre singular.

O Shiatsu age tanto no plano físico como no energético. O mesmo pode ser desfrutado simplesmente como uma agradável massagem. Ou este pode ainda ser utilizado com proveito para a promoção da auto-observação e para dar espaço a novos impulsos em diversas áreas da vida.

Assim, os 12 meridianos são simplesmente uma ferramenta entre muitas outras, da mesma forma como as notas musicais básicas que compõem uma música. Além disso, existem inúmeros outros meridianos e fenômenos energéticos. Um tratamento começa com um diagnóstico da energia dos meridianos segundo os ensinos dos 5 elementos.

Temos que estar cientes de que qualquer diagnóstico e análise teórica são apenas aproximações da realidade. A situação específica na vida e as nesessidades de cada ser humano são absolutamente singulares e individuais. Isso tem que ser descoberto pelo Shiatsu. Este sentir, este descobrir do outro ser humano, não pode ser feito apenas pelo intelecto. A inspiração vem de outra fonte. Por isso entendo o Shiatsu não como uma metodologia primeiramente científica, mas como uma forma de arte, a arte do toque.



Zen –Shiatsu

O Shiatsu que pratico é o chamado Zen- Shiatsu, que é o mais difundido na Europa e na América.

O termo “Zen-Shiatsu” refere se ao estilo de Shiatsu do Dr. Shizuto Masunaga. Na sua terra, o Japão, Masunaga foi terapeuta de Shiatsu e professor de psicologia ocidental.

Uma vez que a teoria da acupuntura é aplicável ao Shiatsu apenas em parte, Masunaga desenvolveu uma teoria específica para o mesmo. Para isso ele conectou o Shiatsu e a medicina chinesa tradicional à psicologia e à fisiologia moderna. Acima de tudo, ele usou para sua conceituação sua experiência, oriunda de inúmeros tratamentos realizados através do Shiatsu, e os pensamentos filosóficos do ZEN budismo.

Masunaga é também conhecido pelo sistema dos meridianos ampliados que desenvolveu. O sistema dos meridianos clássicos contem 12 meridianos, dos quais seis percorrem os braços e seis as pernas. No sistema ampliado encontram-se todos os 12 meridianos nos braços e também nas pernas. Dessa forma, os meridianos que até então só eram encontrados nas pernas são agora também tratáveis nos braços. Isso faz o tratamento com o Zen-Shiatsu ainda mais intenso e completo.

Além disso, Masunaga desenvolveu um procedimento de diagnóstico que pode ser executado na barriga ou nas costas. Com isso o terapeuta pode sentir rapidamente em que sentido o equilíbrio energético se deslocou e como o cliente pode ser da melhor forma atendido.